Desvio Produtivo do Consumidor - Prática Abusiva
O desvio produtivo do consumidor é um conceito que se refere ao tempo e à energia que um consumidor gasta ao lidar com um problema decorrente de um produto ou serviço defeituoso. Esse tempo e energia gastos pelo consumidor são considerados desvios produtivos porque não são utilizados para as atividades que originalmente seriam planejadas pelo consumidor, como trabalho, lazer, estudos, entre outros.
Para entender melhor, podemos citar alguns exemplos de desvio produtivo do consumidor. Imagine que um consumidor comprou um produto que apresenta defeito logo após a compra. Ele terá que gastar tempo e energia para entrar em contato com o fabricante, explicar o problema, enviar o produto para reparo, aguardar a solução, entre outros. Esse tempo gasto pelo consumidor é um desvio produtivo, pois ele poderia estar realizando outras atividades mais importantes em seu dia a dia.
O desvio produtivo do consumidor também pode ocorrer em situações em que o consumidor precisa lidar com problemas relacionados a cobranças indevidas, cancelamentos de serviços ou produtos, entre outros. Nessas situações, o consumidor terá que dedicar tempo e energia para tentar resolver a situação com a empresa prestadora do serviço ou fabricante do produto.
O desvio produtivo do consumidor é uma questão relevante e tem chamado a atenção de órgãos de defesa do consumidor, que buscam garantir os direitos do consumidor e minimizar o impacto do desvio produtivo em sua rotina. Além disso, muitas empresas estão investindo em soluções para minimizar o desvio produtivo do consumidor, oferecendo atendimento mais eficiente e soluções mais rápidas para problemas relacionados a seus produtos e serviços.